segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Música dos BEE GEES salva vidas

Fazer uma massagem cardíaca ao ritmo do tema "Stayin Alive" pode ser milagroso. Tudo porque a música dos Bee Gees tem o número de batidas por minuto ideal para uma ressucitação cardiopulmunar bem feita. (ver vídeo no fim).

Os Bee Gees e a famosa música "Stayin Alive" podem salvar vidas. Quem o diz é uma equipa de médicos especializados em situações de emergência, que garante que este tema tem o ritmo certo para fazer uma adequada massagem cardíaca.
Para que uma ressuscitação cardiopulmonar (CPR) seja bem sucedida precisa de ser realizada ao ritmo certo. Segundo a Associação Americana do Coração, a canção que embalou John Travolta no filme "A Febre de Sábado à Noite" pode ser uma ajuda valiosa: é que no CPR devem ser feitas 100 compressões por minuto no peito do doente e a música tem precisamente um ritmo de 103 batidas aos 60 segundos.
O especialista David Matlock observou dez médicos e cinco estudantes de medicina a realizarem a operação de primeiros-socorros ao som de "Stayin Alive" e a média de compressões esteve dentro das necessárias para reanimar um paciente correctamente. Cinco semanas mais tarde foi levado a cabo o mesmo procedimento sem a ajuda dos Bee Gees e o número já foi mais elevado.

Sem comentários:

Enviar um comentário